Whatsapp lança recurso de pesquisa para checar mensagem suspeita

Com mais de 1,3 bilhão de usuários espalhados pelo mundo e considerado um dos principais aplicativos de conversa instantânea, o Whatsapp vem trabalhando incessantemente para tentar coibir a disseminação de notícias falsas através de sua plataforma. E acaba de lançar um recurso para ajudá-los a verificar na internet, a origem de conteúdo suspeito.

Esse recurso é de fácil identificação. Trata-se de uma lupa de pesquisa que vem ao lado da mensagem recebida. Porém, somente será exibida nos textos que não forem de autoria do remetente e o aplicativo julgar suspeitos.

Para fazer a verificação do conteúdo recebido, basta tocar ou clicar no botão de busca e será direcionado para o navegador de internet do seu celular ou computador, (veja exemplo abaixo).

Segundo a empresa, esse recurso já está disponível para os usuários do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido, que usam a versão mais recente do WhatsApp para Android e iOS, e do WhatsApp Web/Computador.

Como forma de respeitar as normas das Leis Digitais exigidas pelos países onde atua, o Whatsapp já havia disponibilizado outras ferramentas para filtro das fake news. Como por exemplo, a etiqueta de seta dupla, que ‘indica aos usuários quando uma mensagem recebida não foi originalmente criada por quem a enviou‘.

*Crédito das Imagens: Blog e Instagram /Whatsapp

Deixe um COMENTÁRIO sobre o post que você leu e ou assistiu

%d blogueiros gostam disto: