‘Virada Política’: Um debate necessário

Por: JC Santana 

 

A virada na política e a eliminação dos maus políticos, dependem da nossa atitude. Dependem da nossa vontade de querer enxergar, com os próprios olhos, as condutas daqueles que se dizem nossos representantes.

Um evento para rever a política. Organizado por um COLETIVO independente. Para mostrar a política, além das instituições’. Esse bem que poderia ser o lema do movimento Virada Política. Um encontro anual que está surgindo em São Paulo e aos poucos, vai sendo disseminado para as outras partes do Brasil.

Criada em 2014, por um grupo de voluntários da capital paulista, a Virada Política (vem ganhando forma aos poucos), busca reunir pessoas ativistas ou não, de todas as idades, etnias, crenças, diversidades e classes sociais, que vislumbram na mudança de atitude, as perspectivas para melhorar e ou mudar o atual cenário político do País.

Ao tomar conhecimento do evento, este ano, fiz questão de ir conhecer de perto e participar. Encontrei pessoas bacanas e plurais. Um espaço democrático e um clima leve. Uma organização estruturada. E o mais importante, todos os participantes, tendo direito à debater, opinar, perguntar, responder e sugerir pautas. Lógico, respeitando-se os limites de tempo e espaço.

A realidade nos mostra que não adianta apenas votar e eleger os vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidente. Nosso papel tem que ir além disso. É preciso acompanhar, participar e tentar entender, minimamente possível, esse processo político que nos impacta no dia a dia. Não podemos mais nos conformar e aceitar as migalhas da politiquice. É necessário agir e ou reagir para reivindicar nossos direitos legítimos.

 

Os ‘figurões’ e suas artimanhas

 

Atualmente, por conta da vasta divulgação na grande mídia e nas *redes sociais (*as vezes alguns fakes), conhecemos mais de perto quem são os FIGURÕES que após serem eleitos, passam a roubar nosso dinheiro. Usam e abusam de artimanhas, para continuarem iludindo a população.

Sem o menor pudor ou preocupação com nossas vidas, eles desviam para suas contas pessoais, os recursos que deveriam ser aplicados na educação, saúde, segurança, etc. Usurpam os direitos adqueridos pelos trabalhadores e aposentados. Se envolvem em corrupção sucateando o País e depois, tentam se fazerem de vítimas das acusações e dos fatos.

Porém, temos grandes responsabilidade nisso. Porque somos nós, quem os elegemos. Às vezes, em troca de ‘esmolas’, ou por acreditar em falsas promessas.

Por isso a importância de conhecer e participar de movimentos como a Virada Política. Uma maneira democrática e inteligente de demonstrar nosso descontentamento com o que está aí e apresentarmos sugestões para as mudanças que queremos. Ao invés de simplesmente reclamar e nos conformar com a retórica demagoga desses profissionais da mentira e do engodo.

Em sua 4º edição, este ano o encontro aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Baixada Santista, Recife e São José dos Campos. E está prevista para o próximo dia 9, em Salvador e Brasília. A agenda para 2018, já está sendo preparada e espera contar com a sua participação… http://www.viradapolitica.com.br

 

Fotos: Instagram Virada Política

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: