Papa nomeia brasileiras à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Papa Francisco deu mais uma demonstração importante rumo ao reconhecimento do papel feminino na sociedade. “Que as mulheres sejam respeitadas e protegidas! Que lhes sejam dadas atenção e oportunidades”, conclamou ele.

De acordo com o Vatican News, no que se refere à oportunidade de cada vez mais mulheres ocuparem cargos estratégicos na Igreja, o Pontífice tem feito a parte dele, nomeando várias religiosas para assumirem diversas funções nesse universo.

Recentemente, duas brasileiras passaram por essa experiência. Ir. Márian Ambrósio (nas fotos) e Ir. Maria Inês Ribeiro, foram nomeadas por Francisco, como consultoras da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

A Congregação é quem cuida de tudo que pertence à Ordem Religiosa e as sociedades de vida apostólica. Ou seja, disciplina, estudos, regime, bens, direitos e privilégios. Tanto masculina quanto feminina.

Entrevistada pelo VN, irmã Ambrósio ressaltou as qualidades do Papa Francisco e a emoção de ser indicada por ele. “[…Receber uma nomeação do Papa Francisco faz o coração bater mais forte. Quem já viveu esta experiência entende isso. Nós conhecemos o Papa Francisco: ele é corajoso, ele é audaz. Ele batalha em todas as frentes, ele promove, ele escuta, ele vence as dificuldades, os desafios. Ele encoraja e tem um olhar muito cuidadoso sobre a vida consagrada. Eu estive com ele em outro contexto e fiquei muito impressionada. É mais ou menos deixar o coração da gente bater na mesma sintonia. O que eu sinto é isso. Dentro de mim, um desejo enorme de sentir o pulsar do que passa no coração do Papa Francisco e tentar fazer o meu próprio coração pulsar na mesma melodia, na mesma pauta…]”.

Por sua vez, atualmente irmã Maria Inês Ribeiro, também ocupa a presidência da CRB (Congregação dos Religiosos do Brasil). Instituição essa, que já foi comandada por Márian Ambrósio.

Na gestão da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, está o também brasileiro, Cardeal João Braz de Aviz.

*Créditos das Imagens: Vatican News

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: