O ‘novo normal’ pós-pandemia, para o mundo dos negócios

Essa pandemia do novo coronavírus vai passar. O certo é que, infelizmente ainda não sabemos quando. Mas para você que é dono(a) do seu próprio negócio (independente do segmento), principalmente os que foram obrigados a manter suas lojas fechadas nesse período, saibam que o momento, agora, não é mais para ficar lamentando o prejuízo. Mas sim, replanejar e reinventar suas estratégias para o recomeço. A começar pela comunicação com seu público.

Infelizmente o Covid-19 tirou e continua tirando as vidas de milhares de pessoas. Mas, os sobreviventes, terão que se adequarem à nova realidade, que o mundo inteiro passará a experimentar no pós-corona. Tudo indica, que a palavra-chave dessa nova era será, empatia.

Essa realidade irá impactar a nossa vida, tanto no aspecto pessoal, quanto profissional. Especialistas de diversas áreas (econômica, científica e religiosa, por exemplo), são unânimes em dizer que pós-pandemia, ‘o Brasil e o mundo não mais retomarão suas rotinas, do ponto de onde pararam’. Mas sim, do que eles estão chamando de o ‘novo normal’. Ou seja, terão que rever seus conceitos, especialmente de políticas assistenciais, para amparar melhor suas gentes fragilizadas.

 

O impacto nos negócios

Mas, esse alerta também se aplica ao universo dos negócios. Desde os donos das grandes corporações, aos micros empreendedores, terão que se preparar para esse novo mercado que está sendo desenhado para o futuro próximo. Tecnologicamente, muito mais dinâmico e digital. Porém, economicamente, mais fragmentado e devastado.

E você que é empreendedor(a) e está lendo esse texto, acredite: Para impactar e atrair o novo cliente potencial, não bastará apenas ter uma bela loja física (ainda que em um ponto estratégico), abrir as portas e exibir seus produtos. Será necessário investir na comunicação e num marketing estratégico, para tentar entender melhor a sua necessidade. E além disso, traçar alguns facilitadores, como bom atendimento e sistema de entrega, por exemplo.

Mas, se você não sabe desenvolver uma ideia, prepare um planejamento financeiro e procure um profissional especializado para auxiliá-lo(a) a elaborar a estratégia mais adequada ao perfil do seu negócio.

Já não é novidade o quanto os clientes estão cada dia mais conectados. Mas a partir de agora, tudo indica, preços acessíveis e comodidade, também serão fundamentais para a tomada de decisão na hora de efetuarem suas compras.

 

*Créditos das Imagens

  • Imagem do Topo: Gerd Altmann/Pixabay 
  • Imagem 2: Gordon Johnson/Pixabay

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