Especialistas apontam benefícios do abacate para a saúde

Um fruto nutriente e que pode ser consumido de diversas maneiras, em receitas doces e salgadas (confira fotos e vídeos abaixo), o abacate vem ganhando cada vez mais espaço na dieta dos brasileiros. ‘Rico em gorduras boas que ajudam a regular o colesterol’, por exemplo. Garantem nutricionistas.

Além desse benefício, o fruto é fonte de sais minerais e vitaminas como a C e E. Porém, por muito tempo, o abacate foi considerado um alimento calórico, causador de ganho de peso.

Mas de acordo com especialistas, ao ser consumido de forma equilibrada, o fruto traz vários benefícios á nossa saúde. “Claro que esses benefícios só são encontrados em conjunto com uma dieta equilibrada” afirma Lígia dos Santos, nutricionista do Hospital São Camilo, em entrevista para o G1. Ao referir-se à gordura chamada ácido graxo monoinsaturado, ela ressalta: “nesse ácido graxo o que é predominante é o ácido oleico, que é a mesma gordura encontrada no azeite de oliva. Ela é ótima para reduzir o colesterol ruim, o LDL, baixar o triglicérides e aumentar o colesterol bom: o HDL“.

Promove a sensação de saciedade, melhora a memória e o raciocínio, combate ao stress, evita o envelhecimento precoce da pele, previne câimbras, reduz inflamações. Esses e outros, são alguns dos benefícios à saúde de quem consume o alimento, destaca o bolg Amo Abacate.

O que falaram a nutricionistas e outros especialistas sobre essa fruta bastante consumida no Brasil e em vários países especialmente da América Central e América Latina, estão numa ampla matéria que você pode conferir na íntegra clicando aqui portal G1.

Segundo o blog, no Brasil, o fruto é mais consumido como vitamina (abacate com leite) e o país é um dos poucos no mundo, que usa a fruta em receitas doces. E informa também, que o alimento contém mais potássio que a banana.


O abacate pode ter até DUAS VEZES MAIS potássio que a banana? Foi o que constatou uma pesquisa desenvolvida pelos estudantes do curso técnico de química do IFSC de Jaraguá do Sul em Santa Catarina.

Além do consumo alimentar, o abacate também pode ser usado para hidratação da pele, conforme dicas postadas nas redes sociais do Amo Abacate.


Misture uma colher de Abacate amassado com soro fisiológico, mexa até virar um creme homogêneo, aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Depois, lave com água morna e aplique o hidratante facial de sua escolha!

.

Detalhes e receitas

.
Confira nesse infográfico do G1, mais alguns detalhes sobre o fruto. Mais abaixo, imagens e vídeos com dicas e receitas bacanas, do Amo Abacate.

Abacate é fonte de fibras e vitaminas e usado em receitas doces e salgadas — Foto: Arte/G1

Com a divulgação de pesquisas atestando os benefícios da fruta, houve um aumento mundial em seu cultivo. E isso favoreceu a diversidade do seu uso. Produções de azeite, maionese e outros derivados passaram a ganhar mercado.

Nada melhor pra começar o dia do que uma torrada com muito Abacate! Além de ser delicioso, o Abacate tem as fibras necessárias para manter o intestino regulado e a imunidade fortalecida.

Nos vídeos a seguir, selecionamos duas receitas deliciosas de salada e bolo para você fazer e experimentar com a família e convidados.

Salada de abacate com folhas e molho de laranja
Bolo de abacate com limão

*Créditos das Imagens

Foto topo: Silverstylus/Pixabay

Demais Fotos: @amo_abacate

Deixe um Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: