Escolas municipais de Cruz das Almas recebem ações educativas contra a covid-19

Nesta segunda-feira (02), equipes do PSE (Programa Saúde na Escola) realizaram ações educativas nas escolas da rede municipal, visando conscientizar os profissionais de educação e a comunidade escolar, a respeito da covid-19. A Creche Maria Alves Dias Costa, no bairro Vilarejo, foi a primeira a receber essa orientação.

De acordo com nota da Assessoria de Comunicação da prefeitura, os membros das famílias que chegavam às escolas para buscar as atividades dos alunos, eram recepcionadas pelos profissionais de saúde, que as orientavam sobre medidas como o uso correto das máscaras e a importância da higienização das mãos. Além disso, eram avaliadas a situação vacinal dos estudantes e, algumas escolas, fizeram distribuição de máscaras, álcool gel e informativos sobre a doença.

Segundo a nota, “o PSE é um projeto intersetorial entre as secretarias de Educação e Saúde com o objetivo de promover a saúde dos alunos de forma integral e contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes“. O comunicado diz ainda, que desde o início do ano, as equipes estavam planejando as ações e capacitando professores e profissionais de saúde. E com a aproximação do retorno das aulas semipresenciais, o programa passou para a fase de execução.

.

Outras escolas

.

O comunicado informa que muito em breve, outras unidades de ensino, também vão receber a ação de conscientização contra a covid-19. A ideia, conforme a secretária de educação, Geisa Novaes, “é preparar a comunidade escolar para um retorno seguro das aulas semipresenciais. Esse trabalho é fundamental para aproximar e facilitar o acesso desses estudantes às ações de promoção e prevenção da saúde“.

A rede básica de saúde e as unidades de ensino, estão se unindo para articulam ações de atenção integral. Ou seja, de prevenção, promoção, atenção e formação à saúde dos estudantes da rede pública.

A proposta é que as unidades básicas de saúde estejam junto com as escolas identificando quais são as necessidades de saúde do público escolar, quais são as vulnerabilidades sociais e econômicas e necessidades específicas de cuidados em saúde”, explica Erica Paixão, coordenadora do programa.

As informações da Secretaria de Educação dão conta de que outras ações como: prevenção ao uso de drogas, promoção da saúde bucal, atividades físicas, entre outras, também devem ser contempladas. “Porém, por conta da pandemia, as conscientizações sobre a covid-19 são as prioridades neste ano“, encerra o comunicado.

*Crédito das Imagens: Reprodução Divulgação

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: