Cruz das Almas, na contagem regressiva para o São João: com polêmica

A cidade de Cruz das Almas, situada no Recôncavo da Bahia, distante cerca de 140 Km de Salvador, é bastante conhecida na região, por entre outros patrimônios, promover uma das melhores festas juninas do nordeste.

Com o tema Arraiá da Cultura Popular, enfatizando o forró tradicional, este ano entre as atrações, estão Elba Ramalho, Alceu Valença, Alcymar Monteiro, Mastruz com Leite, além de bandas locais e regionais. Confira programação completa abaixo.

A cidade já está na contagem regressiva para a festa. Serão 4 dias (21/06 a 24/06) de muito forró, comidas e bebidas típicas. A população do município, estimada em 75 mil, costuma aumentar muito nessa época do ano, com a chegada de turistas de diversas partes do país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os shows serão distribuídos em três pontos estratégicos… na Praça Central, Praça Multiuso e no palco principal, no Parque Sumaúma.

Mas, nem tudo é festa digna de comemoração. A organização do evento já está sendo questionada pela população, por conta de valores pagos à algumas das atrações, como por exemplo, R$110 mil para a banda Mastruz com Leite. O portal de notícias local, Forte na Notícia divulgou a informação, incluindo explicações do pivô da polêmica.

Por outro lado, além do arrasta-pé, a cidade também oferece ao público, uma diversão tradicional, controversa e que vem dividindo opiniões nos últimos anos. A chamada ‘guerra de espadas’. A prática é proporcionada por artefatos confeccionados de bambu envolto por barbantes, rechedos de pólvora, barro e limalha.

O show pirotécnico produzido pelo artefato (veja vídeo abaixo), é um mix de beleza e perigo. Os espadeiros, como são chamados seus fabricantes e tocadores, ao acenderem seus ‘brinquedos’, seguram e tramam desafios entre si, ou as soltam e estes saem ziguezagueando pelo chão e pelo ar, jorrando faíscas e muita fumaça. Invariavelmente acontecem acidentes como queimaduras e outras lesões mais graves. Até já ocorreram mortes.

 

Confira a Programação Completa

 

Fotos e Imagens: Instagram

 

Deixe um Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: