Cruz das Almas informa já ter entregue mais de 8 mil kits da alimentação escolar

A prefeitura de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, informou nesta quinta-feira (13), já ter entregue através da Secretaria de Educação, 8.634 kits da chamada alimentação escolar.

O anúncio foi feito hoje por sua Assessoria de Comunicação. A nota afirma que do total distribuído, 1.911 foram para os alunos da Educação Infantil, 3.273 para o Ensino Fundamental I e 3.450 para os Estudantes do Fundamental II e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A distribuição dos produtos, faz parte de uma parceria entre a prefeitura e associações de moradores rurais do município, por meio do Programa Agricultura Familiar.

Segundo a divulgação, os kits, compostos por alimentos básicos, seguem a resolução 06/2020 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e o que estabelece as normas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Para a nutricionista Andrea dos Santos, que acompanha o projeto, “o kit não é apenas a entrega dos alimentos, mas também um processo de construção da segurança alimentar e nutricional dos alunos. Cada kit é composto por 14 itens considerados básicos e produtos da agricultura familiar“. Segundo ele, o custo de de cada pacote, é de aproximadamente R$80,00.

.

Quem fornece os kits

.

De acordo com a nota, o FNDE, “repassa apenas cerca de R$ 7,20 por mês para a merenda escolar de cada aluno do ensino fundamental“. Enquanto isso, o município entra com uma contrapartida “para que todos os estudantes recebam os alimentos“, completa.

A publicação reforça que a entrada do município no programa, visa apoiar os produtores rurais. Nesse momento, quatro associações estão fornecendo os itens: Associação de Mulheres Empreendedoras Rurais; Associação do Tintureiro Combê e Tuá; Associação da Tapera e Associação da Embira. Beneficiando, cerca de 50 famílias.

Em nossa Associação temos 17 agricultores fornecendo produtos para os kits. Todos estão felizes com essa oportunidade de ter uma renda extra. Ter esse complemento nesse momento de pandemia é gratificante. Agradecemos também porque o pagamento está sendo muito rápido”, destaca Denise Araújo, presidente da Associação do Tintureiro, Combê e Tuá.

Já o prefeito Ednaldo Ribeiro, diz seguir a orientação do PNAE. “O kit alimentação é um complemento alimentar para os estudantes. Com as dificuldades que as famílias estão enfrentando nesse contexto de pandemia, o PNAE orienta que os municípios realizem a entrega de alimentos para cada aluno”.

Para a retirada dos kis, os pais ou responsáveis pelos estudantes da rede municipal, devem ficar atentos às séries que estão sendo atendidas no período e se dirigirem às escolas, levando o RG e usando máscara. Nesta sexta-feira (14), continuam as entregues para os alunos do Ensino Fundamental II e estudantes do EJA.

*Crédito das Imagens: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: