Contra a depressão, prefeitura cruzalmense lança campanha: busque ajuda


Preocupada com o crescente número de suicídios registrados no município nos primeiros meses de 2021, principalmente entre os jovens, a prefeitura de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, através das secretarias de Saúde e Assistência Social lançou a campanha #TodosPelaVida, que visa identificar e ajudar pessoas que sofrem de depressão.

Segundo especialistas, grande parte dos suicídios cometidos no mundo, está relacionados à depressão. Na terça-feira (16), um jovem de 20 anos, morador da região central da cidade, morreu após ingerir um raticida conhecido como chumbinho. Não foi revelado sua identidade, nem o que o motivou a tomar a substância.

De acordo com informações nos noticiários locais, esse foi o sexto caso de cruzalmenses que tiraram a própria vida, até o início da segunda quinzena deste mês. Com o objetivo de conscientizar a população a buscar ajuda, em sua conta do Instagram, a prefeitura divulgou um número (à direita da imagem) com ligação gratuita. “Falar é a melhor opção e viver é a melhor escolha“, aconselha a legenda do post.

Porém, não foi anunciado se o município oferecerá algum centro de apoio, com profissionais especializados para atender as pessoas que precisarem dessa ajuda. Vale lembrar, quando alguém está nesse estado psíquico, necessita de um acompanhamento imediato. Não pode ficar numa fila de espera.

Em seus comentários, alguns seguidores também deram ideias sobre o que fazer nesses momentos: “Precisamos falar daquilo que nos incomoda. O que machuca e não é dito, adoece. Grite!!!! Viver é a melhor opção, SEMPRE“, escreveu essa. “As pessoas precisam ser ouvidas. Elas dão sinais o tempo todo. Nas escolas, no trabalho, até mesmo andando nas ruas. Deus, nós dê sabedoria“, sinalizou essa outra. Um terceiro, sugeriu “❤️ Que possamos observar o outro.. ouvir… perguntar.. Podemos salvar uma vida com um simples ato de amor“.

.

Depressão no Brasil e o que pode ajudar

.

Em 2018, uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) já revelava que proporcionalmente, o Brasil é o país com o maior número de pessoas com depressão na América Latina. Na ocasião já somavam 11,5 milhões de vítimas diagnosticadas. A prática de atividades esportivas, é uma das mais recomendadas para quem sofre desse problema. Conforme publicou, à época o Blog do JC.

Mais recentemente, outra pesquisa, desta vez da USP (Universidade de São Paulo), revelou que durante esse período de pandemia, os casos depressivos aumentaram ainda mais por aqui, numa comparação com onze países. Confira nesse vídeo, produzido pela CNN Brasil.

OBS: Texto atualizado às 15:55

*Créditos das Imagens:

**Foto do Topo: Free-Photos/Pixabay

***Imagem Central: Reprodução / Divulgação

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: