Consórcio Conectar e prefeito de Cruz das Almas esclarecem sobre compra da vacina

O Conectar inaugura um novo período de protagonismo das cidades brasileiras. Nosso objetivo é somar esforços com o governo federal e agilizar a chegada das vacinas, de Equipamentos de Proteção Individual, medicamentos e insumos para os diferentes municípios do país. Vamos canalizar os recursos das doações privadas que recebemos para este fim”.

O esclarecimento acima, é de Gean Loureiro atual presidente do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) que representa os cerca de 2.600 munícipios que se uniram para viabilizarem a aquisição do imunizante contra o Covid-19, caso o governo federal, não cumpra seu papel. A frase faz parte de um texto publicado no site oficial da entidade.

Num contato com a *Assessoria de Comunicação do Conectar, via Whatsapp, no final da tarde desta sexta-feira (14), o Blog do JC questionou sobre a demora do Consórcio para agilizar a compra da vacina, uma vez que o governo federal vem travando brigas diplomáticas com os fornecedores dos insumos, enquanto as pessoas continuam sendo infectadas e morrendo…?

Em resposta, a assessoria informou que, apesar de a prioridade ser a aquisição do imunizante, o Consórcio, nesse momento, também ‘está debruçado em questões como a compra de insumos. Entre eles, máscaras, EPIs e alguns medicamentos farmacêuticos e de internação médicos-hospitalares‘, para atender essas necessidades dos municípios. Reforçando que a pauta do grupo, não é apenas a aquisição da vacina.

A mensagem diz ainda, que em reunião da diretoria do Conectar com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, (foto) no último dia 7, ficou bastante avançada a articulação para a compra da Vacina Sinopharm, especialmente para que os municípios deem sequência aos seus calendários de vacinação, com prioridade para os profissionais da educação, para viabilizar a volta às aulas.

Foi enfatizado também, que o Consórcio recebeu recursos financeiros da iniciativa privada para ajudar nas referidas compras.

Por outro lado, em matéria publicada em alguns dos principais veículos de comunicação do país, a Pfizer anunciou, também hoje, ter assinado um contrato com o Ministério da Saúde para a entrega, até dezembro, de mais 100 milhões de doses, ao Brasil. O governo diz ter R$ 6,6 bilhões para essa aquisição, visando chegar a 200 milhões de doses para imunizar toda a população apta, até o fim do ano.

A expectativa dos brasileiros agora, é de que essas falações saiam logo dos gabinetes e efetivamente se traduzam em medicamentos capazes de salvar as vidas de todos. Pois o que vem ocorrendo no momento, é praticamente todos municípios suspendendo suas vacinações, por falta da 1ª e 2ª doses para seguirem atendendo os grupos prioritários.

.

Cruz das Almas

.

Numa conversa com o prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, também por Whatsapp, minutos antes do contato com a assessoria do Consórcio, nosso Blog quis saber a posição da prefeitura sobre o aumento dos casos confirmados nos últimos dias no município, além das condições para a compra da vacina, uma vez que o medicamento está constante faltando para quem já está na fila de espera?

O chefe do Executivo justificou o aumento número de infectados, em virtude de atualmente, a testagem está sendo feita numa quantidade maior de pessoas. Já em relação a compra do imunizante, Cruz das Almas, assim como qualquer outro município, não tem isoladamente, o poder para a aquisição. E se isso fosse possível, segundo ele, já teria comprado.

Clique abaixo e confira a íntegra de um dos áudios do prefeito

As mesmas perguntas foram direcionadas ao Secretário Municipal da Saúde, Sandro Borges, porém, até o fechamento dessa matéria não obtivemos respostas.

*Em tempo: A Assessoria de Comunicação do Consórcio não autorizou a reprodução do áudio enviado ao Blog, em respeito ao porta-voz da organização.

*Créditos das Imagens:

** Imagens do Consórcio: Reprodução Divulgação Conectar

***Imagem do Prefeito: Reprodução Redes Sociais

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: