Candidatos a prefeitos deveriam apresentar projetos empreendedores para seus municípios

O(a)s 19.169 candidato(a)s à prefeito(a)s e 512.621 concorrentes à vereança (registrados no TRE) que estrão disputando vagas em 5.568 dos 5.570 municípios brasileiros, no próximo mês de novembro, se quiserem, já podem desfrutar de uma ideia bacana para apresentarem projetos empreendedores para geração de emprego e renda para suas respectivas cidades, ao invés de insistirem nos engodos velhacos e costumeiros da velha política.

Para os que desejarem fazer a lição de casa, o Sebrae preparou o Guia do Candidato Empreendedor, com dicas incríveis sobre como elaborar planos de geração de empregos e renda, além de apoio aos pequenos negócios e a agricultura familiar, por exemplo.

“[… É fundamental terem iniciativas que promovam a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento e competitividade dos pequenos negócios do município, reconhecendo sua importância como motor da economia e da geração de emprego e renda no Brasil”, sugere a instituição. “Com a aproximação das eleições municipais, o Sebrae disponibiliza para os candidatos e candidatas empreendedores, três publicações que ajudarão na valorização dos pequenos negócios e das vocações econômicas locais“, completa.

Você cidadão(ã), tem papel fundamental para não permitir mais as mentiras e promessas enganosas que os candidatos costumam fazer nesses períodos de campanhas. Comece a cobrar deles, projetos viáveis, que incentive e apoie os empreendedores dos comércios locais, por exemplo. Ao invés dos prometimentos faraônicos, que normalmente não são cumpridos após serem eleitos.

Confira o vídeo…

O projeto

Os pequenos negócios são os maiores geradores de emprego e renda no país, representando 54% dos empregos com carteira assinada e atualmente responde por aproximadamente 30% do PIB brasileiro, conforme os dados publicados pela ASN (Agência Sebrae de Notícias).

Foi pensando nesse segmento, que surgiu o projeto Guia do Candidato Empreendedor, numa parceria Sebrae, Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, FNP (Frente Nacional de Prefeitos), CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Instituto Rui Barbosa, Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) e Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).

Com o objetivo de apoiar os futuros prefeitos, prefeitas, bem como vereadores e vereadoras na construção de um plano de governo em que o empreendedorismo seja incluído como um grande vetor de prosperidade e desenvolvimento, o Sebrae lançou o documento 10 Dicas do Sebrae para o Candidato Empreendedor“, sintetiza a postagem.

.

Conheça os programas

Dois programas foram desenvolvidos com o objetivos de auxiliar as principais lideranças dos municípios, a formarem grupos de agentes capacitados para construírem um futuro melhor para as comunidades onde vivem.

Segundo o Sebrae, o Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional) foi criado para preencher uma lacuna existente entre lideranças públicas e outros setores, no campo de ideias que representem o crescimento das economias regionais. “É uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor, para a promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.

As lideranças são mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os territórios de que fazem parte”, enfatiza.

Por sua vez, “o LIDERAÇÃO nasceu do Programa LIDER, com o propósito de ser realizado em menor tempo, para desafios imediatos, urgentes e pontuais, enfrentados por territórios ou municípios”. Nesse caso, o desafiador é desempenhar ações imediatas para atender as necessidades daqueles que precisam de apoio. “O LIDERACÃO permite a elaboração de uma agenda com ações de recuperação e superação dos impactos provocados por momentos desafiadores à sociedade local, como por exemplo, a crise causada pelo Covid 19”.


*Crédito da Imagem: Pedro Torres/Pixabay

Deixe um COMENTÁRIO sobre o post que você leu e ou assistiu

%d blogueiros gostam disto: