Acidente com caça J-15 durante treinamento na China levanta questões sobre segurança operacional
Lista de conteúdos
Um caça J-15 da Força Aérea Naval do Exército da China sofreu uma falha técnica e caiu enquanto estava prestes a realizar um pouso de emergência na região de Hainan. O piloto conseguiu ejetar pouco antes e sobreviveu.
A aeronave caiu às 13h30 (horário local) deste sábado (15) perto de casas rurais em Jialaizhen, no condado de Lingao. Segundo as autoridades, ninguém no solo ficou ferido.
Inspirado no caça soviético Sukhoi Su-33, o caça possui as mais recentes tecnologias que a China está introduzindo para atuar em guerra eletrônica a bordo de seus navios, numa função semelhante à do Boeing EA-18G Growler, da Marinha dos Estados Unidos.
O J-15, conhecido como "Tubarão Voador", é um caça multifuncional embarcado desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation. Derivado do Sukhoi Su-33 russo, o J-15 é atualmente a espinha dorsal das operações aéreas embarcadas da Marinha chinesa.
Este incidente destaca os desafios contínuos que a China enfrenta ao operar aeronaves de combate embarcadas. Anteriormente, houve relatos de falhas mecânicas e outros acidentes envolvendo o J-15, levando ao desenvolvimento de um novo caça embarcado para substituir o modelo atual.
Tópicos
Queda de Avião
Postar um comentário